segunda-feira, 28 de julho de 2008

O QUE É PARALISIA CEREBRAL

Paralisia cerebral (PC) é uma lesão de alguma(s) parte(s) do cérebro. Esta lesão acontece durante a gestação, durante o parto ou após o nascimento; ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. É uma lesão provocada, muitas vezes, pela falta de oxigenação das células cerebrais .
Como acontece a lesão?
Ø Principais causas antes do nascimento:
v Ameaça de aborto, choque direto no abdômen da mãe;
v Exposição ao raio X nos primeiros meses de gravidez ;
v Incompatibilidade entre Rh da mãe e do pai ;
v Infecções contraídas pela mãe durante a gravidez (rubéola , sífilis, toxicoplasmose );
v Mãe portadora de diabetes ou com toxemia de gravidez;
v Pressão alta da gestante.
Ø Principais causas durante o parto :
v Falta de oxigênio ao nascer(o bebê demora a respirar, lesando parte(s) do cérebro ;
v Lesão causada por partos difíceis, principalmente os dos fetos muito grandes de mães pequenas ou muito jovens (a cabeça do bebê pode ser muito comprimida durante a passagem pelo canal vaginal);
v Trabalho de parto demorado;
v Mau uso do Fórceps, manobras obstétricas violentas;
v Bebês que nascem prematuramente (antes dos 9 meses e pesando menos de 2 quilos ) têm mais chances de apresentar paralisia cerebral.
Ø Principais causas depois do nascimento:
v Febre prolongada e muito alta;
v Convulsões;
v Desidratação com perda significativa de líquidos;
v Infecções cerebrais causadas por meningite ou encefalite;
v Ferimento ou traumatismo na cabeça;
v Falta de oxigênio por afogamento ou outras causas;
v Envenenamento por gás, por chumbo (utilizado no esmalte cerâmico, nos pesticidas agrícolas ou outros venenos ) ;
v Sarampo;
v Traumatismo crânio-encefálico até os três anos de idade.
COMO LIDAR COM PESSOAS
PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL:
Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldades para andar, podem fazer movimentos involuntários com pernas e braços e podem apresentar dificuldades ao se expressarem. Não se intimide com isso, pois são pessoas comuns como você. Geralmente, elas têm inteligência normal ou, às vezes, até acima da média.
Se a pessoa tiver dificuldade na fala e você não compreender imediatamente o que ela está dizendo, peça para que repita quantas vezes for necessário. Pessoas com dificuldades desse tipo não se incomodam de repetir, se necessário, para que se façam entender. Lembre-se que elas têm necessidades específicas devidas às suas diferenças individuais.
Saiba mais:
· É muito importante respeitar o ritmo do portador de paralisia cerebral, pois usualmente ele é mais vagaroso no que faz, como andar, falar, pegar as coisas, etc.
· Devemos ter paciência ao ouvi-lo, pois a maioria tem dificuldade na fala. Há pessoas que confundem esta dificuldade e o ritmo lento com deficiência mental. Isso é errado.
· Não devemos tratar o portador de paralisia cerebral como uma criança ou um incapaz. Essas pessoas são capazes de fazer coisas incríveis. Até mesmo de jogar futebol.
Veja:
· Lembre-se que o portador de paralisia cerebral não é um portador de doença grave ou contagiosa. A paralisia cerebral é fruto da lesão cerebral, ocasionada antes, durante ou após o nascimento, causando desordem sobre os controles dos músculos do corpo. Portanto, não é doença e tão pouco transmissível. É uma situação.
· Trate a pessoa com deficiência com a mesma consideração e respeito que você trata as demais pessoas.
· Não se espante caso esteja conversando com um portador de paralisia cerebral, e de repente, ele se assustar com uma simples batida de palmas por uma pessoa qualquer. Pois, essa deficiência gera em alguns de seus portadores, hiper-reflexia, fazendo com que eles se assustem com o menor ruído que vem a acontecer.
· Muita gente pensa que portadores de paralisia cerebral são paralíticos, com isso não dão conta de andar. Mas, muitos desses deficientes andam, precisando apenas de um apoio de seus acompanhantes.

· Homens e mulheres portadores de paralisia cerebral podem ter filhos como qualquer outra pessoa. As características dos óvulos e dos espermatozóides, bem como a estrutura dos órgãos reprodutores não são afetados pela lesão cerebral. Portanto, podem manter relações sexuais normalmente, como uma pessoa qualquer.
PREVENIR É IMPORTANTE Muitos casos de paralisia cerebral podem ser evitados através de campanhas educativas, visando os futuros pais e os profissionais que lidam com a gestante, a parturiente e o bebê. É importante a presença de um médico pediatra (neo-natologista) na sala de parto. Antes de pensar em ter filhos, o casal deve passar por exames médicos para detectar a possibilidade de problemas hereditários e a incompatibilidade sangüínea. Ao engravidar, a mulher deve ir periodicamente ao médico procurar alimentar-se bem, evitar o álcool, o fumo e não tomar remédios sem consultar o médico.Também, vacinar o bebê e evitar qualquer situação de risco, é essencial para uma saúde perfeita.

Fonte do texto : http://www.gleisinho.palestras.nom.br/Paralisia.htm

Eu tive paralisia cerebral por falta de oxigenação, e sou muito feliz portanto nunca desanimen

Lucas Dantas
lucasrdantas@gmail.com

4 comentários:

Fabiana Conceição disse...

luquinha,ta muito bem organizado seu blog, super legal...
Maneiro a forma como vc explicou o que é PC
Beijinhos

Mitchel disse...

Cara, muito esclarecedor esse texto, bem interessante...fornecer informação é sempre a melhor saída.
Não sabia que aquilo da hiper-reflexia era decorrência da PC
abração

CIDA NUNES disse...

oi lucas... como sempre vc se superou.. muito legal o texto, bem esclarecedor... adorei!!
minha filha é diagnosticada como PC, infelizmente a lesão dela deixou uma leve deficiencia mental.. isso atrasa o desenvolvimento intelectual... ai ela fica meio que no limbo.. porque onde se atende pessoas com def. fisica não se atende com def. mental e vice versa.. seria interessante saber mais do caso dela, que teve hipoglicemia no nascimento, apesar de eu não ser nem ter tido diabetes na gestação.. alguns medico consideram como erro me´dico.. tratamento errado pra essa hipoglicemia.. não sei, já que toda documentação dela no hospital onde nasceu pegou fogo (muito conveniente isso, não???) e com certeza tem muitos mais casos como esse por ai...
sugiro mais textos esclarecedores como esse que vc postou.. a informação é a melhor cura pro preconceito!!
bjocas pra vc!!!

elvis. disse...

poxa, ta de parabens muleque, só matéria dahora mano
parabens ;)